Esse começo de ano está bem complicado para quem é negro. Remoções em comunidades majoritariamente negras, assassinatos da comunidade negra em favelas, prisões de negros e mortes ao "confundi-los" com bandidos e traficantes, corpo de mulher negra arrastado por carro da PM... Enfim, estamos em abril e olha só quanta coisa a comunidade negra já passou somente nesse comecinho de 2014. É muito medo, tristeza e dor. A luta deve continuar. E sabemos que a violência e a hostilidade aos negros está cada vez pior devido a Copa do Mundo, que pretende "limpar" as cidades-sede para a elite branca e os turistas brancos - em sua maioria europeus - aproveitarem sua estada no Brasil.
Além de tudo isso que foi citado, o que me choca é o fato de muitas pessoas negras não entenderem que isso tudo se trata de racismo institucionalizado. E o que fazem para mudar a situação? Engolem uma banana, na frente dos racistas, e dizem que é assim que o assunto deve ser tratado porque, apesar da sagacidade que Daniel Alves pareceu ter, na minha opinião, desde o ocorrido com ele em campo, sua degustação da banana jogada por torcedor(es) racistas, me leva a crer numa possível armação para tudo o que veio a seguir. Acredito que ele comeu a banana propositalmente, dando o ponta pé inicial nessa campanha toda, encabeçada por Neymar, em prol da FIFA e do Brasil, como país-sede. Uma jogada que vai da intenção do governo em se falar que será a Copa contra o preconceito racial até a imagem de Neymar, como garoto-propaganda da campanha, alavancando sua pessoa como o grande trunfo brasileiro, o que me remete uma possível - como também acredito - vitória da seleção brasileira nessa Copa do Mundo, que está comprada para nós, sediadores.
Mas, como Daniel Alves saberia que uma banana seria jogada? Oras, ele está na Espanha. Isso acontece lá todo dia. O próprio jogador falou sobre o caso acontecer cotidianamente.
Enfim, pra mim usaram o sofrimento do negro, em especial, nós negros brasileiros, para fazer dinheiro, armar uma campanha hipócrita para a Copa do Mundo e, enquanto isso, negros e negras estão morrendo nas mãos da polícia, do Estado, da Copa do Mundo da FIFA. Enquanto isso, milhares de pessoas, brancos essencialmente, postam fotos comendo banana e dizendo #somostodosmacacos. Tudo isso somente pra inglês ver, e eles verão. Lamentavelmente!
A unica coisa que posso dizer para melhorar a situação: Negros, uni-vos!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dinda te ensina a montar uma deliciosa torta salgada
Olá, blog! Dia 1º foi aniversário do meu marido Gabriel (Parabéns, amor!). Ele pediu uma torta salgada, Dinda fez e ficou maravilhosa. Foi ...
-
Olá, pessoal! O Palácio das Águias, que fica localizado na Barra, em Marataízes-ES, é um dos principais marcos da colonização portuguesa...
-
Hello, blog! É preciso refletir e começar a ver a beleza. Comece por dentro, entendendo-se internamente, isso reverbera e você começa a ve...
-
8ª Bienal da UNE, em Olinda-PE Assim como tudo, a Bienal e o Coneb teve seu lado bom e ruim. A galera do IFES e universitários de vá...
Rafinha, estou com vc. Faltava informações para nós, mas o artigo sobre a publicidade feita para o Neymar esclareceu muita coisa. Um bando de gente arrogante, hipócrita. Mas o universo é econômico, tudo que mandamos retorna. É uma lei. Enquanto isso, lutamos contra a corrente disso. Essa tramoia só veio para nos unir.
ResponderExcluirConcordo contigo! E isso está fortalecendo a união, pelo menos um ponto positivo diante de tanta besteira feita.
Excluir