Venho até aqui falar de algo que me incomoda profundamente: Negros julgando e criminalizando negros que alisam o cabelo. Obviamente a conscientização da valorização de nós mesmos e nossas culturas é muitíssimo necessário para mudarmos nossa condição, mas desmerecer quem tem cabelos lisos ou alisados, não ajuda em nada.
Será possível que ninguém entende a dificuldade para se desconstruir toda essa cultura imposta, no meu caso, 15 anos de práticas assim, e que hoje, confesso sinceramente, me sinto bem assim, por mim, pq não ouço ngm enquanto aquilo que me faz feliz, completa, mas sinto uma criminalização como se quem alisasse o cabelo fosse menos negro, bonito, alienado (essa questão dá pano pra manga, discutirei mais sobre em posts futuros) etc.
Quando criança, as meninas brancas gostavam de ficar pegando no meu cabelo e rindo, nunca me senti confortável com isso. Tinha vergonha. Bairro classista, classe média cheio de brancos racista e opressores. E agora eu ser condenada por isso. Sim, ser negra é ser condenada, culpada, apedrejada por todos, uma esquizofrenia sem fim, um retardamento sem fim, uma ignorância sem fim.
Ah, vou contra - um pouco - ao politicamente correto agora e apoio crianças negras que revidam, pq guardar para si teria me feito muito pior. Bati, xinguei, gritei, exigi, cobrei. E isso para mim nunca vai mudar. Luta eterna. E bateu de frente comigo é só tiro, porrada e bomba. Nunca levei nem levarei desafora pra casa. Isso fortalece os racistas e não estou aí pra fortalecer ninguém que não seja EU mesma, meus ideias, sonhos e convicções.
Cada um com seu tempo, então respeitemos todos por favor. Já não basta o racismo da raça dominante e ignorante inocentemente e arrogantemente superior (branca), não preciso de "irmãos" meus me julgando. Amo meu cabelo como está, não tenho problemas, vou amá-lo quando estiver ao natural também e vou amar mais ainda quando negros e negras respeitarem o limite, os problemas, as condições, o sofrimento, a identidade e a vida dos outros.
Oi Rafaela Brites. Saudações. Em que pese as distensões de opiniões sobre o tema, vejo tudo isso como uma forma positiva. Tanto de um lado quanto do outro. Para as negras que alisam o cabelo, é ótimo. (Aliás, dando vazão à uma boa parte do pensamento masculino, eu acho o efeito estético bem bonito). Por outro lado, a percepção de parte do público negro feminino de que a manutenção do cabelo natural (além de igualmente bonito), demonstra que o resgate de uma identidade cultural é igualmente positivo e muito bem-vindo. Ao meu ver, as mulheres negras tem uma vantagem no que diz respeito à uma visão bem particularizada minha: elas (vocês) são bonitas sem precisar fazer força. Seja de cabelo liso ou ao natural. E um fenômeno começa a se perceber junto aos negros fiéis ao relacionamento étnico (como eu!): mulher negra de cabelo ao natural é REALMENTE muito atraente e sexy. Eu estou vencendo estas barreiras em meu relacionamento pessoal (cuja leitura da situação é bem semelhante ao seu post acima), e com jeitinho parece que vou ter uma agradável surpresa em breve. O tema é sadio e entendo como um mais um sinal de amadurecimento do pensamento psicossocial de nós, afrodescendentes do Brasil. Com todo o respeito às opiniões em contrário. Abraços fraternos, Durval.
ResponderExcluir