segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Para sempre, Pâmela

Entre tantos ritmos de festa, entre tantos presentes, uma grande tristeza;
Uma doçura que nunca se apagará, um amor lindo, infinito;
Foi tudo sem querendo, e mesmo estando longe agora,
Ontem, hoje, sempre te amaremos Pâmela.

Que você e Franz sejam luz em nossos caminhos.
Jamais esqueceremos.

Agosto/2014 - Dezembro/2014

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Saudade de você

Amor, tô com saudades, saudades sem fim.
Pode ser por 1 minuto, 1 dia, 1 mês, 1 ano...
Sinto falta o tempo todo.
E queria agora contigo estar.
Dormir juntinho, pertinho, abraçados;
E não deixar você sair de perto nunca mais.
Jamais.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Representatividade

Hoje assisti pela primeira vez, um capítulo do tal "Sexo e as Negas" e notei muito clichê, bem padrão Globo em tratar a realidade do negro brasileiro, tal qual a representatividade de tal etnia e raça na emissora, sempre um nível abaixo, com animalização e o estilo 'deixa a vida me levar...' que não condiz com a vida de muitos negros, que trabalham, estudam e tem ambições, e não só sexo e festa na cabeça.

A visão do negro ali, bem distorcida em retratar a mulher com poucas expectativas, e que só sabem falar de sexo, tal qual o título já diz. É só sexo e as negas. Só. O termo que remete ao "nãos sou tuas negas" usado pelas sinhás ao se referirem as mulheres negras assediadas e estupradas pelos senhores brancos, elas diziam como sinal de... sou branca, me respeita, não sou tua escrava sexual, que você abusa, ou algo do gênero. É nojento. E pior que isso, só o jeito com que Miguel Falabella - o idealizador da parada toda, loiro e olho azul, que falava que negro fedia em "Sai de Baixo" - diz o nome da série na abertura. Muito nojento. 

Sei que há a proposta de negros na trama principal, protagonistas etc, mas podemos ver em Windeck (novela angolana que passa na TV Brasil, e também tem página no youtube com os capítulos), negros exercendo a representatividade, onde é mostrado que negros podem ser cozinheiros, modelos, donos de revista, empresários, líderes, e não somente papeis e profissões de nível mais baixo, ou de segunda categoria, que não necessita muito estudo, muita capacidade intelectual. E isso faz perpetuar o preconceito e a ideia da inferioridade do negro perante a sociedade branca. 

Negros têm ambições diferentes, não somos todos iguais, nem todo homem negro tem o pênis enorme e nem toda mulher negra é fogosa ou maravilhosamente quente na cama. Os clichês que reforçam esses esteriótipos são péssimos para a sociedade, péssimos para a mulher negra.

Senti uma diferença brutal quando assisti e pude comparar os dois. Não me sinto incomodada quando assisto "Windeck" - tirando por algumas cenas e atuações mais fracas, tal qual o roteiro - mas quando vejo "Sexo e as Negas" vejo objetificação, coisificação, animalização, pois não nos trata com dignidade. Exageram nas roupas, na sexualidade, nas falas, e isso não representa em si a mulher negra. Não somos todas assim. Não somos tuas negas.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estudando inglês

Desde quando me mudei para Vila Velha-ES, no final de 2008, me interessei muito em realmente aprender inglês, devido ao fato da língua ser importantíssima para se alcançar voos maiores. Pois bem, comecei o inglês, fiz 3 anos de curso. Agora, em Marataízes-ES, tento voltar a prática, estudando em casa, com ferramentas da internet e do celular.

Conheci um aplicativo chamado Duolingo, onde pode-se aprender inglês de forma tranquila e sem pagar. Nele faço alguns exercícios, mas também pratico pela internet, lendo músicas e suas traduções, às vezes, leio algum texto ou artigo em inglês para ajudar a aprimorar a língua.

Só sei que é difícil - para mim - aprender, tenho enormes dificuldades. Nas tenho, com o passar do tempo melhorado e, com o passar do tempo, com as praticas e exercícios, irá melhorar ainda mais.

Tem alguns grupos no facebook e alguns vídeos no youtube, além de cursos online ou não, que são de fácil acesso e/ou gratuitos. É só ter interesse e ir atrás. O que indico são músicas e traduções, leitura e muito exercício. Parece bem complicado, mas um dia chegaremos lá.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Chás e os seus benefícios

Já não é de hoje que tenho citado meus casos de experimentos para uma vida saudável. Desde antes de mudar para Marataízes, já estava começando a modificar meu estilo de vida, fazendo mais exercícios, comendo mais verduras e legumes e evitando frituras e refrigerantes, doces também.

Além de exercícios e alimentos saudáveis, aderi aos chás, e o porque é simples: Ingerir chá é ótimo para quem tem dificuldade de beber 1 a 2 litros de água por dia. E ele tem um excelente poder diurético. Porém, cada chá tem uma função específica, auxiliando na saúde de alguma forma.

Um dos grandes benefícios dos chás é o preço (que não é tão caro) e o preparo que é fácil, prático e rápido.

Gosto de tomar um chá verde após as refeições ou ingerir algo mais pesado. O chá preto é bom tomar pela manhã, agindo no metabolismo. E à noite, um chá de morango, camomila, erva doce, cidreira ou camomila, para relaxar e deixar o sono mais tranquilo.

Sempre coloco um pedaço de gengibre na água, enquanto ela esquenta, depois com o chá pronto, mastigo o pedaço, faz muito bem, e é muito bom (o gosto é bem forte).

Selecionei abaixo alguns tipos de chás e os seus benefícios:
  • Camomila - Tem ação calmante e é boa para combater ansiedade e insônia, também auxilia na TPM, ajudando a minimizar as cólicas e enxaquecas.
  • Hortelã - Ótimo para digestão, combatendo azias, ele também ajuda a eliminar as bactérias ruins, principalmente do intestino.
  • Alecrim - Tem um excelente poder digestivo, auxiliando (também) o fígado.
  • Erva doce - Tem poder relaxante, auxilia o combate a cólicas e gases, e auxilia na digestão.
  • Chá mate - Possui ação termogênica e antioxidante, o que faz acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce.
  • Chá verde - Ajuda a fortalecer o aparelho imunológico, é desintoxicante, previne problemas cardiovasculares por controlar o colesterol e ainda tem vários princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer, possui ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo na queima de gorduras.
  • Chá de gengibrePoder anti-inflamatório, também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases, ajuda no combate à celulite, combate enjoos e náuseas, principalmente em gestantes.
  • Erva cidreira - Ameniza a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Também têm propriedades calmantes.
  • Chá de morango - Auxilia em problemas digestivos, é antioxidante, diurético, ajuda a purificar o sangue, além de conter as propriedades existentes na fruta (fibras, vitaminas e sais minerais. A fruta combate o colesterol, controla a pressão arterial, fornece ferro, fósforo, potássio e devido a algumas propriedades que possui ainda auxilia no combate dos radicais livres).
  • Chá preto - Anti-inflamatório, auxilia processos intestinais e têm propriedades adstringentes.

Fontes:

http://chabeneficios.com.br/cha-de-morango-beneficios-e-propriedades/

http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/tipos-de-chas-conheca-os-beneficios-de-cada-bebida/2278

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13729-compare-os-nutrientes-e-os-beneficios-de-14-chas/#carousel-galeria

domingo, 16 de novembro de 2014

Mais filhotes

Há exatamente uma semana e dois dias (dia 07 de novembro), ao sair para ir à cabeleireira, me deparei com 2 pequenos filhotinhos de gato na calçada, próximo a uma avenida movimentada. Primeiro fizemos o resgate (eu, Gabriel e Dinda), depois logo como primeira alternativa, tentamos procurar um lar ou local para doação de animais, Gabriel se encarregou de cuidar da situação. 

A primeira ideia logo apresentou problemas. Por ser uma sexta-feira, os lugares que ficam com os animais para doação não se interessaram, pois ninguém poderia cuidar deles no final de semana. Então os abrigamos em casa e aguardamos. Devido a um dos dois estar com um problema em um dos olhos, preferimos procurar ajuda com associações, veterinários e protetores para o tratamento e consulta de ambos, principalmente, aquele que apresenta a vista inflamada e infeccionada. Ele é um machinho lindo rajado com tons de areia, e o outro filhote e uma fêmea linda preta. Logo, como já era de se esperar, nos apaixonamos.

Estamos cuidando do olho dele em casa com soro, água fria e, lógico, muito amor e carinho. Agora eles estão alimentados, aquecidos, felizes e amados. Ainda esperamos ajuda dos voluntários, protetores dos animais, alguém. Nossa intenção é dar o maior cuidado e atenção àqueles que necessitam. E isso nós fazemos de coração.

Grande família: 






quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Boa alimentação, vida boa

Outro dia, estava eu conversando com Gabriel (marido) sobre nossa alimentação e atividades físicas. Como temos nos últimos meses investido pesado no bem estar, conforto e paz, estamos trocando algumas praticas alimentares nocivas - como frituras, refrigerantes, carnes vermelhas, açúcar, - por uma alimentação mais saudável (verduras, legumes, peixe, frutos do mar, frutas, sucos naturais, lanches naturais). E nessa mudança, não há nada de ruim, somete benefícios para o corpo e para a mente.

A diferença nessa mudança toda está no dia-a-dia: dormir melhor, acordar mais bem disposta, mais feliz, o corpo mais resistente, mais ativo, a cabeça fica mais tranquila, a auto-estima aumenta etc.


Aqui em casa, temos comido muito peixe, grelhado de preferência. Compramos atum, ou baiaco ou parú ou cação. Tempero com alho, cebola roxa e a comum, coentro, pimenta do reino, azeita extra-virgem. Depois, deixo na geladeira "pegando tempero" por algumas horas (quanto mais tempo deixar melhor, de um dia para o outro o peixe fica ótimo). Esquento a grelha, embrulho o peixe no papel alumínio, e deixo por cerca de 45 minutos o peixe grelhando, e pronto, é só servir. Com uma salada, arroz, farofa, molho,m pimenta, enfim, fica uma delícia. 



Bem, aproveito que o peixe é barato aqui em Marataízes, então, fazemos a festa. Um belo atum de, aproximadamente, 1 kg e meio custa mais ou menos 7 reais. Vale muito a pena!

Um dia desses experimentamos carne vegetal. Fizemos um hambúrguer com ela, e por sinal, ficou uma coisa maravilhosa. Rendeu cerca de 6 hambúrgueres, com bastante salada, um pão pra lá de macio e gostoso e maionese, mostarda e catchup. Foi sim, uma grata surpresa.

 E lógico, caminhada e corrida (no calçadão e na areia da praia), pedalada, mergulho no mar, meditar e ouvir as ondas... São quase duas horas de exercícios por dia, mais a aeróbica em casa (que é de lei). Ufa!



Realmente, cuidar da saúde do corpo e da mente é cuidar da vida hoje e amanhã, pois garante a ausência de uma série de malefícios, vícios e doenças para hoje e amanhã. É um investimento no futuro prolongado. Um sopro na vida, para a vida.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Mar, AR, taízes

É só isso lá fora: Vento vento vento a soprar.
Mar e ar, e o som incessante das ondas a quebrar.
Noite a fora, dia adentro e ainda não se acalmaram as folhas soltas no coração;
Folhas que estão a balançar, a cada sopro do vento;
Ar, dançar, bailar, girar, ar.
Amanhã saberemos o que restou, com a ventania que soprou...
Aqui dentro, e lá fora.

sábado, 27 de setembro de 2014

Filhotes

Para superar a perda do Franz, no começo do mês, adotamos - no dia 11/09 mesmo -, duas lindas gatinhas rajadas, e logo depois, à noite, surgiu em nossa porta um outro filhote. Nomeados de Rebecca, Pâmela e Fred (Frederico), eles, hoje - junto com Babaloo -, fazem a alegria da casa, não deixando espaço para a solidão.

Mesmo com isso, o vazio do Franz é irreparável. Uma dor horrível. E muitas saudades. Inesquecível.

Fotos:













Todos foram adotados. O branquinho, Fred, foi pego na rua, na porta de casa, muito magrinho e sujo. Hoje já está com uma aparência muito melhor, saudável. Brinca, corre, faz bagunça, mas é muito medroso e tímido. As duas rajadas são levadas, muito bebês ainda, só querem brincar, morder e fazer bagunça. Babaloo está sentindo falta do Franz, mas está levando muito bem seu papel de irmã mais velha.

Eles trouxeram alegria para a casa. Ainda bem, alguma felicidade. 

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O adeus do Franz

Foram 5 anos de convivência, e precisou de muito menos tempo para nos apaixonarmos por ele. Foi amor à primeira vista, instantâneo. Lembro - como se fosse hoje - ele aparecendo para nós, miando à noite na porta do nosso apartamento, o primeiro que moramos em Vila Velha. Foi na noite de 21 de  junho que ele surgiu, e partiu numa noite de setembro, deixando muita saudade. Chegou em um momento difícil e nos acompanhou nos 5 anos - tensos e longos - que vivemos na Grande Vitória. Junto com sua irmã Babaloo, era a alegria da casa. Seus olhos azuis celeste iluminavam o ambiente. Era nosso bebezinho, nosso gatinho, nosso xodó. Jamais esqueceremos seu jeitinho, seu amor e carinho, que nos conquistou, desde o primeiro dia. Franz - meu anjinho - descanse em paz, e saiba que amor é eterno, nunca morrerá. Te amamos, sempre.








quinta-feira, 11 de setembro de 2014

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Titãs e seu Nheengatu

Um sopro de esperança para o morto/falido rock nacional, eis que Titãs ressurge com o CD 'Nheengatu', cheio de críticas sociais e culturais. É - realmente - um produto artístico muito crítico que fala de manifestações, pedofilia, racismo, machismo, polícia, religião, política, e além disso é um CD de rock, rock pesado de verdade, daquele que não vemos há muuuuuuuuuito tempo. 

quarta-feira, 30 de abril de 2014

A campanha #somostodosmacacos, o meu repúdio e o meu pensamento sobre a coisa toda

Esse começo de ano está bem complicado para quem é negro. Remoções em comunidades majoritariamente negras, assassinatos da comunidade negra em favelas, prisões de negros e mortes ao "confundi-los" com bandidos e traficantes, corpo de mulher negra arrastado por carro da PM... Enfim, estamos em abril e olha só quanta coisa a comunidade negra já passou somente nesse comecinho de 2014. É muito medo, tristeza e dor. A luta deve continuar. E sabemos que a violência e a hostilidade aos negros está cada vez pior devido a Copa do Mundo, que pretende "limpar" as cidades-sede para a elite branca e os turistas brancos - em sua maioria europeus - aproveitarem sua estada no Brasil.

Além de tudo isso que foi citado, o que me choca é o fato de muitas pessoas negras não entenderem que isso tudo se trata de racismo institucionalizado. E o que fazem para mudar a situação? Engolem uma banana, na frente dos racistas, e dizem que é assim que o assunto deve ser tratado porque, apesar da sagacidade que Daniel Alves pareceu ter, na minha opinião, desde o ocorrido com ele em campo, sua degustação da banana jogada por torcedor(es) racistas, me leva a crer numa possível armação para tudo o que veio a seguir. Acredito que ele comeu a banana propositalmente, dando o ponta pé inicial nessa campanha toda, encabeçada por Neymar, em prol da FIFA e do Brasil, como país-sede. Uma jogada que vai da intenção do governo em se falar que será a Copa contra o preconceito racial até a imagem de Neymar, como garoto-propaganda da campanha, alavancando sua pessoa como o grande trunfo brasileiro, o que me remete uma possível - como também acredito - vitória da seleção brasileira nessa Copa do Mundo, que está comprada para nós, sediadores.

Mas, como Daniel Alves saberia que uma banana seria jogada? Oras, ele está na Espanha. Isso acontece lá todo dia. O próprio jogador falou sobre o caso acontecer cotidianamente.

Enfim, pra mim usaram o sofrimento do negro, em especial, nós negros brasileiros, para fazer dinheiro, armar uma campanha hipócrita para a Copa do Mundo e, enquanto isso, negros e negras estão morrendo nas mãos da polícia, do Estado, da Copa do Mundo da FIFA. Enquanto isso, milhares de pessoas, brancos essencialmente, postam fotos comendo banana e dizendo #somostodosmacacos. Tudo isso somente pra inglês ver, e eles verão. Lamentavelmente!

A unica coisa que posso dizer para melhorar a situação: Negros, uni-vos!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Crítica: Credores, do Boyásha Trupe

Dia 06/04 (domingo) tive o privilégio de rever a peça Credores, no espaço Casa Vermelha, na Cidade Alta em Vitória. Primeiramente gostaria de ressaltar a importância desses espaços artísticos na cidade de Vitória, ainda são poquíssimos, mas ao passar dos anos vem surgindo cada vez mais lugares e lugares para o artista capixaba explorar/trabalhar/apresentar sua arte, que ainda é - infelizmente - desvalorizada no nosso pequeno estado.


A Casa Vermelha, da simpaticíssima Edilamar, é um espaço que está surgindo aí, com mais possibilidades de trabalhos para admiradores e funcionários das artes. Só desejo sucesso. Espero que cresça, para termos mais um espaço de trabalho, estudo, ensaio... Enfim, parece que está havendo uma boa mobilização artística para que as coisas aconteçam de fato.

Bem, agora vamos ao espetáculo "Credores". Já havia assistido no Aldeia Sesc ano passado, e essa peça nunca saiu da minha cabeça devido a competência e proposta sólida do grupo, que está cada vez mais bem integrado, despojado, vivo, com uma relação forte e intensa com o público. Me surpreendi novamente, cada mudança nos remete a um novo estudo, possibilidades e descobertas, assistir uma peça mais de uma vez é também se descobrir e ir vê-lo longe de alguns pré-conceitos já criados com o que foi visto anteriormente. Pra que está ali, asssitindo, em especial pela segunda, terceira, quarta vez, o aprendizado e a mente trabalham de forma diferente, tirando o fato da já pré-disposição acomodada do "eu já vi, eu já sei". Aaaah... com peças de teatro a novidade é sempre enorme, pois tudo pode mudar, ou simplesmente algumas sutilezas, que mudam o meado da história.


A trilha, sem comentário, Murilo é demais, essa ligação dele com o público e o elenco, um "fio condutor", um poeta musical, dá um link perfeito com o espetáculo em si, e isso meche com nossa imaginação completamente. É excelente os sons e o clima que eles nos provocam. É excitante, tenso, forte, doloroso, é um jogo.

Do elenco, o que posso dizer, além da beleza e talento de todos? Bem, vamos começar: Lorena, linda, perfeita, sexy (sem ser vulgar rs), instigante, provocante, Teca que encanta, que apaixonada, e ela eleva a várias dimensões esse seu poder sobre todos (e todas). Trabalho competente, despojado, livre, uma entrega linda. Daniel, sempre maravilhoso, dá raiva e ódio, mas uma sensualidade total, naquele meio que paira entre o sexy, sensual, o tesão e a repulsa, o nojo, a prepotência. Demais, eu o amo e o odeio. E amor e ódio estão tão ligados. E João, que vi em "A Mais Forte", e agora me delicio com a evolução de seu trabalho, forte e competente, que está cada vez mais sólido e instigante. Só tenho que dar parabéns e desejar muita merda para essa trupe que vai longe.


E precisando de alguém, estamos aí!

Obrigada,  Boyásha Trupe, por um espetáculo tão grandioso. Sucesso e merda sempre para - todos - nós. ;D

Dinda te ensina a montar uma deliciosa torta salgada

 Olá, blog! Dia 1º foi aniversário do meu marido Gabriel (Parabéns, amor!). Ele pediu uma torta salgada, Dinda fez e ficou maravilhosa. Foi ...